sábado, febrero 25

Meditação - Síntese de um artigo que vale a pena ler

Hoje, li um artigo muito interessante sobre meditação, e por ser o assunto de uma relevância ímpar da qual, infelizmente, nem todos têm o conhecimento, pretendo aqui fazer uma síntese sucinta sobre. Contudo antes de fazer o mencionado resumo sobre o artigo, quero descrever o significado da plavra meditar (do latim meditari), que é considerar, pensar sobre, ponderar, refletir.  
Podemos entender a meditação como o despertar da nossa consciência, o que por si só nos faz pessoas totalmente diferentes do que somos, com diferentes capacidades, objetivos e percepções.
Assim como podemos entender a mente é como um animal selvagem que precisa ser domado para obedecer.
Segundo Goleman, a meditação é o método mais antigo para tranquilizar a mente e
relaxar o corpo. Sendo ela, em essência, o treinamento sistemático da atenção, pois a mesma tem como objetivo desenvolver a capacidade de concentração e enriquecer nossa percepção.
"Talvez o principal efeito da meditação seja proporcionar ao seu corpo um
repouso profundo, enquanto sua mente se mantém alerta". (Daniel Goleman; tradução Domingos De Masi. A arte da meditação: um guia para a meditação.Rio de Janeiro: Sextante, 1999. P. 3) Enfim, nesse sentido, a prática da meditação tem papel terapêutico que funciona como uma espécie de antídoto contra o estresse. Inclusive pesquisas já comprovaram que a meditação ajuda a diminuir a ansiedade - mal que atualmente afeta cada vez mais as nossas crianças - e o limiar da dor.
De acordo com o citado artigo a prática diária, mesmo que por um período igual ou inferior a dez minutos já é suficiente para trazer benefícios psicológicos e físicos, pois ambos são interdependentes. Portanto, ficar em silêncio e prestar atenção na própria respiração ainda que só por alguns minutinhos, embora exija determinação e treino, traz ganhos significativos à nossa saúde.
O estudo sobre os efeitos do controle da respiração nos leva a concluir - diz o psicólogo e autor do estudo, Jan M. Burg - que devemos considerar o exercício de manter a consciência plena no aqui e agora, por meio da respiração e da prática da meditação, algo de suma importância na prevenção da depressão.

Referência: Revista Mente & Cérebro. Ano XIX. Nº 228. Meditação para mudar o cérebro por Alberto Oliverio. Páginas 53-55

No hay comentarios.:

Publicar un comentario