viernes, marzo 18

Desabafo

Dia 28/1/11, conheci uma pessoa que me enriqueceu bastante. Conversando com essa belíssima pessoa e ligando outros assuntos também tratados hoje entre professoras/amigas, constatei o quanto  "não somos nada". Digo, o quanto a nossa vestimenta carnal não é nada e não nos pertence. Não sei se conseguirei ser entendível, mas quero lhes dizer que em minha opinião, nós estamos aqui "somente" de passagem. Não viraremos purpurina, glitter e/ou borboleta. É claro que temos que ter muita responsabilidade para com o nosso corpo, que é nossa 1ª casa, na verdade. Mas qual é a lógica de uma pessoa querer/pensar ser melhor que o seu semelhante? Para onde vai o egoísmo, o preconceito, os títulos e riquezas materiais? Não somos todos filhos de Deus? ... Sinto tanta compaixão por essas pessoas egoístas/egocêntricas e mundanas. Não pensam no amanhã... nem no próximo. Preferem comprar uma roupa chique de marca porque está na moda do que fazer uma caridade material à uma Instituição (abrigo, asilo, orfanato etc). Geralmente pensam só em si e não tem a sensibilidade de ouvir o próximo, seja amigo ou "desconhecido" (isso também é caridade) etc. Reclamam de barriga cheia; adiam suas responsabilidades em busca de prazeres frívolos etc. 
Já repararam o quanto as relações inter-pessoais estão frias? O quanto estamos sozinhos? "Sozinhos" não porque Ele está sempre conosco, mas... Vizinho não fala com vizinho; amizades terminam por falta de complacência/tolerância/indulgência/amor etc.
Somos humanos, ou seja, imperfeitos. Mas nem por isso iremos omitir nossas falhas a nós mesmos e buscar nossa ascensão.
Não pretendo ser chata nem uma moralista hipócrita. Sou humana, tenho vários defeitos, mas todos os dias procuro dissipá-los e aprender cada vez mais. Não falo de religião, pois este é um assunto polêmico e delicado. Todas as religiões buscam um só caminho, a aproximação com Deus, nosso Misericordioso Pai e Amigo, portanto ToDaS merecem respeito. Mesmo que nem todos os seguidorem dessa ou daquela seita respeitem uns aos outros.
Eu ainda erro todos os dias, mas peço perdão a Deus e a mim mesma. Busco ser sempre sensível e amável para com o meu semelhante seja ele rico, pobre, branco, negro etc. E quando não consigo peço forças para não falir novamente. Paciência, compreensão e respeito são virtudes que aos poucos adquirimos. 
Agradeço ao Pai todos os dias por esta oportunidade, por ter uma característica rara que me aproximou mais Dele... Adoro comprar fazer compras, - Quem não gosta? - mas não perco a consciência ou, pelo menos, tento não perdê-la (rs) e procuro sempre ser solícita para com o meu próximo. Seja danda algo material, quando posso; seja ouvindo/enxergando o outro; seja ajudando o Greenpece... Cada um pode fazer a sua parte! Agradar a Deus é também tratar com respeito e com dignidade o meu irmão. 
Que não procuremos Nosso Paizinho só nos momentos de dores, meus amigos. Mas que todos os dias possamos sorrir e agradecer por nossa vida/família/amigos/pela comida que Ele (e nós mesmos com o nosso esforço) nos deste... Força e resignação sempre.

1 comentario:

  1. Hicla, fiquei muito feliz de saber que voltaste a escrever. Seus textos são muito inteligentes. Faço minhas as suas palavras: Chega de preconceitos! Chega de Hipocrisia! Respeitemos as diferenças! Respeitemos ao próximo! E, principalemente, respeitemos ao próximo diferente!!!!!

    Quero ler mais textos como esse... verdadeiros.

    Um super abraço!

    Prof. Vera Barberino - CAMP Mangueira.

    ResponderBorrar