viernes, diciembre 16

Amor = Aprendizado Significativo

Procurando uma biblioteca argentina on-line, encontrei um livro de 1901 do escritor educador Pablo Pizzurno, e ao lê-lo me deparei com palavras tão cativantes e profundas, que não há como não descrevê-las aqui. Portanto, abaixo seguem – 1º em seu idioma original e depois tentarei humildemente traduzi-las.

“El maestro que enseña sin hacer comprender y sentir,
ara, pero no siembra. “

El objeto último de la enseñanza de la lectura es que, el niño primero y el hombre depués, utilicen lo escrito, leyéndolo como medio de educarse, instruirse, recrearse. Para obtenerlo, no basta que se aprenda á vencer las dificuldades materiales de la lectura, es decir, á descifrar y pronunciar facilmente las palabras. Importa sobre todo, despertar el amor á la lectura, formar el hábito de leer. Pero esto no se conquista la atención del niño, si, no se gana su volontad por medio del interés que en él se despierte. 

Pizzurno, Pablo A. El libro del escolar. Buenos Aires : Fenández, [ca. 1901]


“O professor que ensina sem fazer compreender e sentir,
fará, mas não semeia”.

Resumindo o que Pizzurno acreditava:

É fundamental que o objetivo do ensino da leitura, que deve educar e instruir, é que a criança (homem em formação), faça dela um prazer inefável e do livro um amigo inseparável. Para isso é imprescindível que a leitura se torne um hábito e que o mesmo possa despertar a atenção e o amor da criança, não sendo suficiente que este vença suas dificuldades de pronunciação e “decifre” as palavras escritas.  Ademais, não podemos olvidar que sem despertar a sua vontade e interesse, a leitura não se tornará “mágica” para o pequeno, tampouco atrativa e sedutora.

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